quarta-feira, 24 de junho de 2009

Na.Moral


Eu, consumidora brasileira, que estou acostumada com Serviço de Má Qualidade, seja na.Telefonia, na.TV a Cabo, na.Assistência Técnica e Serviços de Atendimento ao Consumidor, vim contar o que aconteceu esses dias.
Compramos o Nintendo Wii logo quando ele lançou. Depois de alguns meses no Mercado, a Nintendo passou a comercializar o console com uma proteção especial para os controles (Wii Jackets) e se colocou à disposição para enviar gratuitamente os Wii Jackets para os Consumidores que haviam adquirido o produto anteriormente.
Orientou também que os Consumidores que estivessem na América Latina procurassem o representante Nintendo de seu país que eles estariam prontos para fornecer o produto. Procurei a loja onde comprei o Console e eles tiveram a pachorra de cobrar R$ 48,00 pelo Wii Jacket grátis. "-É o valor do frete..." (Ahan, sei...)
Procurei pelo representante da Nintendo no Brasil e não obtive resposta.
Pra não estressar e a conta do Telefone não ficar mais cara que a bendita capinha, resolvi "deixar pra lá" como todo brasileiro faz. Outro dia, navegando na Net, procurando por uma capinha pra comprar, achei o email do Serviço de Atendimento ao Cliente da Nintendo. Mandei um email descompromissado, dizendo que não obtive resposta do Representante Nintendo no Brasil e estava triste pois não tinha Wii Jacket para o meu Wii Remote.
Depois de 2 dias recebi um email de resposta. Achei que fosse aqueles emails prontos que a gente está acostumado a receber. A minha surpresa foi que eles estavam solicitando meu endereço, o número do Console e o número de Wii Jackets que eu estava precisando.
...
Fiquei besta. Dei risada na frente do computador e mandei os dados "só por diversão".
Dentro de uns dias, recebi um email educadíssimo da Nintendo dizendo que enviariam o Wii Jacket solicitado imediatamente e que dentro de aproximadamente 2 semanas ele estaria chegando em minha casa.
Em 1 semana ele estava aqui. Chegou num envelope bolha, cheio de cuidados, e já está sendo usado.
Isso serve de exemplo para algumas empresas nacionais que acham que estão fazendo favor em prestar serviços e vender produtos. A cada dia que passa tenho mais e mais problemas em utilizar determinados serviços e comprar de determinadas empresas e lojas e me pergunto: "Onde isso vai parar?"
Tá na hora de boicotar as empresas ruins e recomendar as boas. Sempre acreditei que o boca a boca é mais valioso do que uma grande campanha publicitária. Se você teve algum problema com a compra de qualquer produto ou utilizando qualquer serviço, bote a boca no trombone. Só assim a gente vai deixar de ser bobo e deixar de se sentir violado cada vez que liga num Atendimento ao Cliente ou sai de uma operadora de Celular sem ter resolvido seu problema. Mesmo que seja algo simples, como o meu caso. R$ 40,00 não me deixarão nem mais pobre, nem mais rica, mas fiquei satisfeita.
Pra Nintendo, nota 10 pelo Atendimento ao Cliente e preocupação em resolução de problemas mesmo sem ser problema deles, e zero por manter um representante tão fraquinho aqui no país. Média 5, o que ultrapassa de longe a maioria das empresas aqui no Brasil. Na.Moral, eu podia me acostumar com esse tipo de tratamento.

2 comentários:

  1. Oi Renata...,
    Que bom que apareceu por lá...
    É por aí, temos muita boa vontade em aguardar resultados de péssimos atendimentos até que a paciência se esgota e daí, é preciso tomar uma atitude eficiente. Tudo bem que depois de colocarmos a nossa "boca no trombone", o nosso problema seja solucionado, contudo, para que precisamos ficar passando por esses inconvenientes quase sempre, que nos decepcionam e desgastam...?!
    Beijos,
    Ana Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Oii Renata, também experimentei alguns meses atras um atendimento dessa natureza com uma industria aqui do RS..em vários níveis. O Atendimento começou com a velocidade da resposta ao email que enviei para o SAC da Indústria. Sendo que a solução definitiva veio pela iniciativa da Funcionária que Coordena o SAC da Indústria. Tratamento de 1º mundo, com custo zero. Nota 10 para a Empresa e para a Funcionária.
    Isso também foi uma das determinantes que motivaram-me criar o blog http://carpediem-hod.blogspot.com/
    e no dia 21 de Junho cooquei um novo Quadro no blog: "Talento Musical" visite e ouça o 1º CD do Jovem Talento Wilson Neto. Pretendo Lançar outros Quadros como Por EX.: Talento Empresarial...Focando cases como esse que passou-se comigo e com vc.

    Aloha!!
    Hod.

    ResponderExcluir